SEJAM BEM VINDOS!

Minha intenção, ao criar este blog, é utilizar mais um recurso para promover a educação ambiental e estimular a discussão e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente.
Acredito no poder da educação ambiental. Acredito que uma mudança é possível, e sei que ela começa comigo... e com você.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

QUEM É O DESEDUCADO AMBIENTAL?

Se o modelo de desenvolvimento atual é insustentável e se estamos conscientes de que um novo modelo deve ser construído, então, eu pergunto: quem deve ser educado ambientalmente para a construção da sociedade que queremos e que é necessária? Ou então, quem está deseducado a ponto de apoiar e sustentar um modelo econômico que é social e ambientalmente perverso?
Se necessitamos de produção de energia limpa, se a produção de alimentos deve se basear no manejo equilibrado da terra, se a biodiversidade deve ser conservada, se devemos gerar uma menor quantidade de resíduos, se a produção de bens duráveis e não duráveis precisa seguir critérios que valorizem a saúde e a qualidade do meio ambiente, então, eu pergunto: a quem se destina a educação ambiental?
O papel da educação ambiental, na construção de sociedades sustentáveis, é indiscutível. Mas temos nos acomodado com uma educação ambiental formal, aquela feita nas escolas pelos professores que incentivam crianças e jovens a economizar água, fechando a torneira enquanto escovam os dentes, ou tomando banho de 10 minutos sem esquecer de fazer pipi no banho, ou mesmo apagando a luz ao sair do quarto. Essa educação ambiental, a meu ver, tem resultados quase que insignificantes além de pregar a escassez como a grande salvadora do mundo.
E assim, parece que ficamos conformados e confortáveis deixando para a educação formal o papel de construir sociedades sustentáveis. Ou, quando muito, pensamos numa educação ambiental informal ou baseada na gestão de conflitos, onde esperamos que comunidades carentes que usam de forma inadequada os recursos naturais, possam tomar consciência de suas ações e procurar outra fonte para a sobrevivência. Ou ainda deixamos para grupos ambientalistas, radicais ou não, a função de brigar para consertar o mundo.
A educação ambiental não tem atingido os líderes das nossas corporações econômicas, os governantes, os partidos políticos, as grandes organizações mundiais. A maioria dos líderes de nossa época e formadores de valores, ainda não atingiram o reconhecimento de que é necessária uma profunda mudança de percepção e de pensamento para garantir a nossa sobrevivência e, mais ainda, a vida com qualidade. Precisam estar conscientes de que a teia de acontecimentos está interligada e que suas decisões afetam as gerações futuras.
Ter consciência é saber e quem sabe faz.
Com esta reflexão, eu volto a perguntar: QUEM É O DESEDUCADO AMBIENTAL? Ou será que já respondi?

Nenhum comentário: