SEJAM BEM VINDOS!

Minha intenção, ao criar este blog, é utilizar mais um recurso para promover a educação ambiental e estimular a discussão e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente.
Acredito no poder da educação ambiental. Acredito que uma mudança é possível, e sei que ela começa comigo... e com você.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O AGIR DO HOMEM

Nos últimos anos temos ouvido muito sobre as sérias conseqüências ao meio ambiente causadas pela ação do homem. O Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima apontou para os humanos como os principais causadores do aquecimento global. O efeito estufa, um dos mecanismos de auto-regulação do planeta que sempre funcionou a favor da vida, hoje, a partir da contribuição humana de despejar toneladas de gás carbono na atmosfera, vem intensificando nossos problemas em relação ao clima. A interferência humana, pautada numa ética antropocêntrica e uma míope visão desenvolvimentista, potencializou o efeito estufa cujas conseqüências nos coloca numa posição de vulnerabilidade, a nós e a todos os seres vivos.

O modelo de desenvolvimento da economia e a cultura humana nos trouxe, até o presente momento, no contexto acima apresentado. Nosso modo de vida capitalista nos transformou em vorazes consumidores nos dando a noção de separação em relação ao cosmo. Acreditamos estar no consumo a fórmula mágica para a felicidade. Ainda não compreendemos que o Ter nunca pode estar separado do Ser e que a qualidade da nossa vida é diretamente relacionada com o nosso Agir.

Nenhum comentário: