SEJAM BEM VINDOS!

Minha intenção, ao criar este blog, é utilizar mais um recurso para promover a educação ambiental e estimular a discussão e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente.
Acredito no poder da educação ambiental. Acredito que uma mudança é possível, e sei que ela começa comigo... e com você.

sábado, 24 de abril de 2010

A ECOLOGIA PROFUNDA

Você já ouviu falar em ecologia profunda?


Na atual visão de mundo, o homem exerce seu domínio da natureza e considera-se superior entre os seres vivos. Usa o ambiente natural como recurso para o crescimento econômico. O consumo é estimulado e o progresso é baseado em alta tecnologia.

Na Ecologia Profunda a visão é de uma relação de harmonia com a natureza, toda natureza tem valor intrínseco, havendo igualdade entre as diferentes espécies. Os objetivos materiais servem a objetivos maiores de auto-realização.
A Ecologia Profunda foi proposta pelo filósofo norueguês Arne Naess em 1973 como uma resposta a visão dominante sobre o uso dos recursos naturais. Arne Naes se inclui na tradição de pensamento ecológico-filosófico de Henry Thoreau, proposto em Walden, e de Aldo Leopold, na sua Ética da Terra.

Nenhum comentário: