SEJAM BEM VINDOS!

Minha intenção, ao criar este blog, é utilizar mais um recurso para promover a educação ambiental e estimular a discussão e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente.
Acredito no poder da educação ambiental. Acredito que uma mudança é possível, e sei que ela começa comigo... e com você.

sábado, 10 de abril de 2010

Educação ambiental, política e sustentabilidade

Educar ambientalmente é uma prática política. Tem o ideal da transformação social. Educar ambientalmente é reafirmar valores relacionados à vida, e nisso não cabe neutralidade.
Somos todos aprendizes e educadores e nesse processo precisamos reconhecer que não há mais como apoiar o atual modelo de desenvolvimento e que um novo modo de vida tem que surgir.
A transformação e a construção da sociedade se faz com a formação de cidadãos críticos e inovadores e que por meio desta educação são estimulados a nutrir valores como solidariedade, qualidade de vida, respeito às diversas formas de manifestação cultural, democracia, conservação e preservação dos recursos naturais.

O sistema de livre comércio, juntamente com todos os outros subgrupos, como o comunismo, socialismo e fascismo, são ideologias insustentáveis, pois possuem em si uma propensão para o abuso ambiental e social. Tornando o assunto mais claro, um mundo que está em concorrência com o próprio núcleo de trabalho, recursos e sobrevivência é um sistema intrinsecamente insustentável, pois carece de uma consciência holística.
Nossas estruturas econômicas são baseadas em mídias de câmbio e de valores que têm pouca relação com a verdade e a realidade dos recursos.
Os recursos do planeta e o talento humano são as questões mais valiosas a serem preservadas
Então, como seria uma ideologia sustentável?

Nenhum comentário: