SEJAM BEM VINDOS!

Minha intenção, ao criar este blog, é utilizar mais um recurso para promover a educação ambiental e estimular a discussão e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente.
Acredito no poder da educação ambiental. Acredito que uma mudança é possível, e sei que ela começa comigo... e com você.

terça-feira, 20 de abril de 2010

A PAZ CONSIGO MESMO, COM OS OUTROS E COM A NATUREZA

Tudo o que vemos no mundo exterior é um reflexo do que sentimos por dentro. E assim,podemos conhecer e experienciar a paz nestes três níveis: a paz consigo mesmo, a paz com os outros e a paz com o a natureza.
Despertar a paz no nível interior é essencial para a extensão desta paz aos outros e ao meio ambiente.
A UNESCO reconheceu a necessidade de trabalhar a paz dentro de cada indivíduo, quando adotou a seguinte frase como introdução ao ato que a constituiu: "Se as guerras nascem no espírito dos homens, é nos espíritos dos homens que devem ser erguidos os baluartes da paz. "Há necessidade de trabalhar os valores da paz no nível pessoal, social, e da paz com a natureza; com a qual a espécie humana tem travado guerra violenta, degradando-a e poluindo-a.
Hoje, se queremos a paz, devemos nos preparar para a paz. Programas de educação para a paz retomam noções presentes em antigas tradições, como, por exemplo, a noção indiana de ahimsa, que pode ser traduzida como "não-violência" ou "ausência de falta de amor". Tal princípio, aplicado nas estratégias não-violentas de resolução de conflitos, foi um dos meios usados pelo Mahatma Gandhi na resistência passiva contra os ingleses, que culminou na independência da Índia, em 1947.

Nenhum comentário: